A presença na arte da performance: territórios de experimentação, subjetivação e encontro

Resumo

Olhar a presença na arte da performance é uma tarefa capciosa. O fazer artístico contemporâneo transforma-se constantemente segundo afetações ético-estético-políticas, onde, em uma análise mais atenta, seria possível apontar algumas camadas vinculadas aos processos de criação, construção de presença e execução. Esse estudo propõe a abordagem da presença na arte da performance por meio de uma construção heterogênea e sucessiva: treinamento (territórios de experimentação), produção de subjetividade (subjetivação) e relações com a audiência, espectador e contexto (encontro). Consideraremos o treinamento como um território de experimentação que visa potenciar as relações com os corpos, o outro e o ambiente, criando um corpo permeado por intensidades e conectado com o tempo presente. Outro ponto que acreditamos estar implicado na construção de presença nas artes da performance é a produção de subjetividade, que propõe uma corporeidade ao artista e sua forma de olhar o mundo, seu modo de existir em processos de subjetivação. Por último, o encontro com quem o assiste e se relaciona, onde seriam partilhadas as sensibilidades construídas no treinamento e as subjetivações implicadas nos processos. Assim, quando o trabalho do performer atinge o público, pode gestar uma composição de desejos e forças que podem gerar agenciamentos ético-estético-políticos nos corpos, convocando-os a entrarem em certo plano de composição. Como se dá a construção de presença nas artes da performance, considerando o papel do treinamento, da subjetivação e do encontro? A pesquisa aqui apresentada se dá por um processo cartográfico junto ao grupo de pesquisa Asfalto – texturas entre artes e filosofias, que propõe certos procedimentos para experimentar e pensar a arte da performance na sua potência de delirar novos modos de existir no mundo. Portanto, pretende-se olhar para os processos desde a construção da presença junto aos treinamentos do grupo, perpassando pelos processos de subjetivação ali germinados e chegando ao encontro dos corpos e afetos que entram em relações durante as intervenções performáticas.

Biografia do Autor

Juscelino Ferreira Mendes Junior, Universidade Federal de Uberlândia
Formado em Psicologia pela Universidade de Rio Verde, mestrando em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Uberlândia. Pesquisa as relações de corpo, arte, filosofia e subjetividade.

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Publicado
2019-05-08
Seção
Cartografia de Pesquisas em Processo