“Lugar de Circo é na Escola: O Estudo da Palhaçaria em Experiência Artística Pedagógica”

  • Emanuel Alves Leite UFRN-MESTRANDO/ MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE ARTES - PROFARTES/PROFARTES/CCHL - NATAL

Resumo

A seguinte trabalho diz respeito à pesquisa denominada “Lugar de Circo é na Escola: O Estudo da Palhaçaria em Experiência Artística Pedagógica” Tem como objeto de pesquisa o estudo do circo e da palhaçaria na Educação Básica de ensino, a partir da análise do relato de experiência do projeto artístico/pedagógico “Lugar de Circo é na Escola”. Buscando ampliar a discussão do conteúdo “circo e palhaço” em sala de aula, enquanto palhaço/professor/pesquisador passei a refletir sobre como construir um percurso Artístico/pedagógico sistematizado para os estudos do circo e do palhaço em turmas do ensino fundamental nas séries finais da Escola Maria de Lourdes Bezerra no município de Macau/RN culminando no desenvolvimento do projeto “Lugar de Circo é na Escola”, que se tornou objeto de análise e reflexão dessa pesquisa após seu término em 2013. A pesquisa ancora sua escrita na análise qualitativa, tendo como método a análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977). Buscando compreender como se deu o desenvolvimento, o envolvimento dos participantes e os desdobramentos do projeto artístico/pedagógico já citado, bem como descrever e analisar o percurso pedagógico e metodológico proposto pelo docente para um estudo teórico/prático do circo e da palhaçaria. As reflexões em torno da pesquisa se constroem e ampliam-se a partir da relação estabelecida entre o desenvolvimento do projeto “Lugar de Circo é na Escola” na construção da identidade dos palhaços (alunos) durante o projeto intercruzado aos estudos da história do circo e da palhaçaria no Brasil e no mundo, além de apontar desdobramentos dessa ação no ambiente escolar e fora dele. 

Biografia do Autor

Emanuel Alves Leite, UFRN-MESTRANDO/ MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE ARTES - PROFARTES/PROFARTES/CCHL - NATAL

EMANUEL ALVES LEITE – NOME ARTÍSTICO: EMANUEL CORINGA

Palhaço, ator, diretor, facilitador teatral, professor de Teatro, arteiro! Mestrando no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Ensino de Artes - PROFARTES/UFRN (Pesquisa: “LUGAR DE CIRCO É NA ESCOLA: O ESTUDO DA PALHAÇARIA EM EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA PEDAGÓGICA”). Especialista em Literatura e Ensino pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte-IFRN (2015) (Pesquisa: “A LITERATURA DE CORDEL POTIGUAR: APONTAMENTOS DE SUA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA”). Possui graduação em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012) (Pesquisa: A APRENDIZAGEM PERFORMÁTICA DO PALHAÇO). Atualmente leciona Arte/Teatro na ESCOLA ESTADUAL SANTOS DUMONT em Parnamirim/RN. 

Iniciou sua vida artística no ano de 2001 junto a Cia. Arte e Riso de Umarizal/RN como componente e fundador da companhia, onde atua até os dias atuais. No ano de 2004 iniciou sua participação no Movimento Escambo Popular Livre de Rua junto a Cia. Arte e Riso, que hoje é grupo articulador desse movimento. Em 2007 mudou-se para Natal/RN e participou de vários trabalhos dentre eles: Vídeo performance “Devorando Fausto” no grupo Tônus dirigido pelo Prof. Dr. Marcos Bulhões; Performances em espaços da cidade e eventos como ENEART (Encontro Nacional de Estudantes de Artes) Belém/PA (2008) e festivais de teatro em nível nacionais e internacionais. Ainda em 2008 ingressa no Bando La Trupe onde atuou como ator, do espetáculo “Alice e Severino”.

Possui como foco de pesquisa “o palhaço e seus processos criativos”, e em sala de aula, busca investigar a relação entre o ambiente escolar e o solo da palhaçaria. Dentre os trabalhos desenvolvidos artística e pedagogicamente, destaca-se: Vencedor do Prêmio Agente Jovem de Cultura – 2012, Vencedor do Prêmio Educador Nota Dez – 2014 com o projeto “Lugar de Circo é na Escola”, Finalista do Prêmio Arte na Escola Cidadã – 2014, 2015 e semifinalista em 2016.  Junto a Cia. Arte & Riso foi vencedor do prêmio de montagem de espetáculo promovido pela Casa da Ribeira - Prêmio Cena Jovem – 2015 com o espetáculo “Meu Nome é Zé”, onde o mesmo atua como diretor e ator do espetáculo ainda em circulação.

Referências

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos oitenta e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 1991.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo: Lisboa/Portugal: Edições 70 Lda, 1977

BERGSON, Henri. O riso: Ensaio sobre a significação da comicidade. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BOLOGNESI, Mário. F. Palhaços. São Paulo: Ed. Unesp, 2003.

BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. Campinas: Unicamp, 2001.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília: MEC: Secretaria de Educação Fundamental, 1998.

CASTRO, Alice Vieira de. O Elogio da Bobagem: palhaços no Brasil e no Mundo. Rio de Janeiro: Editora Família Bastos, 2005.

DESGRANGES, Flavio. A pedagogia do Espectador. São Paulo, Hucitec, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo, Paz e Terra, 1996.

MORESI, Eduardo (Organizador). Metodologia da Pesquisa. Universidade Católica de Brasília-UCB. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão do conhecimento e Tecnologia da Informação, 2003.

PANTANO, Andreia Aparecida. A Personagem Palhaço. São Paulo: Unesp, 2007.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo, Perspectiva, 1997.

WALLON, Emmanuel. (Org.) O circo no risco da arte. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

Publicado
2018-03-19