“Lugar de Circo é na Escola: O Estudo da Palhaçaria em Experiência Artística Pedagógica”
Resumo
A seguinte trabalho diz respeito à pesquisa denominada “Lugar de Circo é na Escola: O Estudo da Palhaçaria em Experiência Artística Pedagógica” Tem como objeto de pesquisa o estudo do circo e da palhaçaria na Educação Básica de ensino, a partir da análise do relato de experiência do projeto artístico/pedagógico “Lugar de Circo é na Escola”. Buscando ampliar a discussão do conteúdo “circo e palhaço” em sala de aula, enquanto palhaço/professor/pesquisador passei a refletir sobre como construir um percurso Artístico/pedagógico sistematizado para os estudos do circo e do palhaço em turmas do ensino fundamental nas séries finais da Escola Maria de Lourdes Bezerra no município de Macau/RN culminando no desenvolvimento do projeto “Lugar de Circo é na Escola”, que se tornou objeto de análise e reflexão dessa pesquisa após seu término em 2013. A pesquisa ancora sua escrita na análise qualitativa, tendo como método a análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977). Buscando compreender como se deu o desenvolvimento, o envolvimento dos participantes e os desdobramentos do projeto artístico/pedagógico já citado, bem como descrever e analisar o percurso pedagógico e metodológico proposto pelo docente para um estudo teórico/prático do circo e da palhaçaria. As reflexões em torno da pesquisa se constroem e ampliam-se a partir da relação estabelecida entre o desenvolvimento do projeto “Lugar de Circo é na Escola” na construção da identidade dos palhaços (alunos) durante o projeto intercruzado aos estudos da história do circo e da palhaçaria no Brasil e no mundo, além de apontar desdobramentos dessa ação no ambiente escolar e fora dele.
Referências
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