Corpo em movimento: (re)descobertas no campo da Arte de estudantes de teatro por meio das práticas somáticas e do viewpoints

  • Sarah Auxiliadora Paiva Duarte Universidade Federal de Goiás
  • Valéria Maria Chaves de Figueiredo Universidade Federal de Goiás

Resumo

Este artigo nasce de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós- Graduação em Artes da Cena da Universidade Federal de Goiás, com a pretensão de discutir e apresentar algumas questões da pesquisa de campo vivenciada com um grupo de adolescentes através da aplicação da pesquisa - ação.  O estudo relaciona os princípios da Educação Somática e Viewpoints como meios integradores do fazer teatral. A pesquisa dialoga com autores como Ana Mae Barbosa (2007), Anna Borgat e Tina Landau (2005), Eugenio Barba (1993), Sylvie Fortin (2010) e Moshe Feldenkreis (1977), entre outros. O processo criativo se atravessa com Viewpoints como pontos de atentividade dentro de espaço e do tempo no trabalho coletivo, ao passo que as abordagens somáticas se desenvolvem em práticas voltadas à consciência corporal e ao corpo em movimento. O estudo da Educação Somática e do viewpoints neste trabalho não vem da relação para se tornar mais uma técnica para o estudante de teatro, mas sim, um meio integrador de criações autorais, subjetivas, um lugar de poética e de descobertas do teatro, para que, assim, o estudante depois de seu corpo percebido e vivido, voltado para uma encenação, possa alcançar outros lugares em cena e por meio das experiências e vivências individuais e coletivas.

Biografia do Autor

Sarah Auxiliadora Paiva Duarte, Universidade Federal de Goiás
Graduada em Arte Cênicas pela Universidade Federal de Goiás – UFG e Mestranda em Artes da Cena pela Universidade Federal de Goiás – UFG.
Valéria Maria Chaves de Figueiredo, Universidade Federal de Goiás
Professora Associada do curso de licenciatura em Dança da UFG. Professora do Mestrado em Artes da Cena da UFG.

Referências

BARBOSA. Ana Mae. Arte, educação e cultura. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/mre000079.pdf. Acesso em: 28 jun. 2017.

BOGART, Anne; LANDAU, Tina. O livro dos Viewpoints: um guia prático para Viewpoints e composição. São Paulo: Perspectiva, 2005.

BOLSANELLO, Débora Pereira. A educação somática e os conceitos de descondicionamento gestual, autenticidade somática e tecnologia interna. Motrivivência, Ano XXIII, n.36, p.306-322, Jun./2011.

BOLSANELLO, Débora Pereira. Educação somática: o corpo enquanto experiência. Motriz, Rio Claro, v.11 n.2 p.99-106, mai./ago. 2005.

FELDENKRAIS, Moshe. Consciência pelo movimento. 4. ed. São Paulo: Summus, 1977.

FORTIN, Sylvie. Nem do lado direito, nem do lado avesso: o artista e suas modalidades de experiência de si e do mundo. In: WOSNIAK, Cristiane; MARINHO, Nirvana. O avesso do avesso do corpo: educação somática como práxis. Joinville: Nova Letra, 2011. p. 25-44.

LABAN, Rudolf. Dominio do movimento. São Paulo. Summus, 1978.

LABAN, Rudolf. Dança educativa moderna. São Paulo: Ícone, 1990.

LABAN, Rudolf. A vision of dynamic space. London and Philadelphia: The Falmer Press, 1984.

PALLOTTINI, Renata. Dramaturgia. A construção do personagem. São Paulo: Ática, 1989.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2013. E-book.

STANISLAVSKI, Constantin. A Construção da Personagem. 2ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1976.

Publicado
2021-12-16
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas