Reprilhadas - em cena a dramaturgia circense

  • Francisco Alexsandro Silva Universidade do Rio Grande do Norte

Resumo

O presente artigo analisa a dramaturgia do espetáculo “Reprilhadas e Entralhofas – um concerto para acabar com a tristeza”, da Cia. 2 em Cena de Teatro, Circo e Dança, coletivo sediado em Recife que desempenha ações de pesquisa e produção cultural tomando como eixo de seus trabalhos o estudo do Circo e do Palhaço brasileiro. Nessa montagem o referido coletiva busca no picadeiro a dramaturgia do Palhaço, alicerçando sua criação a partir do estudo de números tradicionais. O estudo, aqui apresentado, analisa a transposição desses números do picadeiro para o palco.

 

Biografia do Autor

Francisco Alexsandro Silva, Universidade do Rio Grande do Norte
Licenciatura em Letras Português/Espanhol (2015) e Especialização em Literatura Brasileira (2017) pela FAFIRE- Faculdade Frassinetti do Recife, ingresso no Mestrado em Artes Cênicas na UFRN no período de 2018. Égestor cultural da Cia. 2 em Cena de teatro, circo e dança onde coordena a Pesquisa Laboratório de Palhaçaria. 

Referências

AUGUET, R. Histoire et legende Du cirque. Paris: Flammarion,1974.

BAKHTIN, M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec, 1982.

BOLOGNESI, Mário Fernando. Palhaços. São Paulo: UNESP, 2003.

¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬ BOLOGNESI, Mário Fernando. Contra Augusto. Revista Urdimento, UDESC, Florianópolis, v.1, n. 20, set. 2013. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/4034

BURNIER, Luís Otávio. A arte do ator: da técnica à representação. 2ª ed. Campinas, SP: Unicamp, 2009.

CASTRO, Alice Viveiro de Castro. O elogio da bobagem – palhaços no Brasil e no mundo. Rio de Janeiro: Família Bastos, 2005.

CARRICO, André. Os trapalhões no reino da academia: revista, rádio e circo na poética trapalhônica.– tese (doutorado) Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP: 2013

CARRICO, André. Por conta do Abreu: comédia popular na obra de Luis Alberto de Abreu– Dissertação (mestrado) Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP: 2004

FERREIRA, M. F. N. A metáfora de Bogatyr: o corpo acrobata e a cena russa do início do século XX. 2011. Dissertação (Mestrado em Artes). Programa de Pós-graduação em Artes, Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, São Paulo, 2011.

PANTANO, Andréia Aparecida. A personagem palhaço. São Paulo: UNESP, 2007.

PICON-VALLIN, Beatrice. A cena em ensaios. São Paulo: Perspectiva, 2008.

RÉMY, Tristan. Entradas clownescas: uma dramaturgia do clown. Tradução e pesquisa de Caco Matos e Carolina Gonzalez. São Paulo: Sesc, 2016.

RUIZ, R. Hoje tem espetáculo? As origens do circo no Brasil. Rio de Janeiro: Funarte, 1987.

SIMON, A. La planète des clowns. Lyon: La Manufacture, 1988.

Publicado
2019-05-08
Seção
Circo e Comicidade