The Epistemic Advantage of Self-Analysis for Cultural-Historical Insights: The variants of Warburg’s manuscripts on his Indian Journey
Resumo
O artigo se consagra a analisar diferentes versões e rascunhos da Conferência de 1923, que Warburg realizou em Kreuzlingen, acerca de sua viagem ao Estados Unidos em 1896/97, após sua longa convalescença no sanatório de Ludwig Binswanger, bem como suas respectivas palestras de 1897. Este ensaio tem como foco discutir como a dispersão dos referidos textos, suas diferentes datas e interferências em publicações ao longo de décadas tiveram implicações epistemológicas na interpretação da célebre Conferência de Warburg. Desse modo, o contraste entre pontos fundamentais desses textos, tanto em suas formas quanto em seus conteúdos, incluindo flutuações terminológicas deliberadas, suscita questões teóricas que interferem na compreensão da obra de Warburg e sua especificidade metodológica. Destacam-se sua inserção no estilo de pensamento identificado como um movimento de Kulturwissenschaft, a especificidade das relações de sua obra com a Antropologia e a Filologia, mas também com a Psicanálise, em especial em certas formulações freudianas elaboradas a partir de um processo de autoanálise.
Copyright (c) 2020 MODOS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao enviar o artigo para submissão, o autor automaticamente cede os direitos de publicação à Revista MODOS. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos autores.
Declaration of copyrights: When sending an article for submission, the author automatically concedes the publishing rights to MODOS Journal. The content of the articles is responsibility of the authors.