MODOS

Criada pelo Grupo de Pesquisa MODOS - História da Arte: modos de ver, exibir e compreender, a revista MODOS objetiva publicar textos que visam discutir a produção artística, crítica e historiográfica dedicada às artes visuais em suas várias dimensões, dando ênfase aos lugares de exibição, à circulação, às coleções e às narrativas que instituem como percebemos, interpretamos e divulgamos a produção artística e o objeto de arte. MODOS está vinculada a seis Programas de pós-graduação em Artes/Artes Visuais (UNICAMP, UFRJ, UnB, UFRGS, UFBA e UERJ). A revista aceita artigos (em português, espanhol e inglês), traduções, entrevistas e resenhas de livre tema, bem como textos para dossiês temáticos, organizados por pesquisadores convidados pela Comissão Editorial ou pelos Editores.

Created by Research Group MODOS – Art History: modes of seeing, exhibiting and understanding, MODOS Art Journal aims to publish texts that discuss artistic, critical and historiographical work focused on the visual arts in its various dimensions, highlighting the exhibition venues, circulation, collections and narratives that establish how we view, interpret and promote art and the art object. MODOS Art Journal brings together researchers from six Brazilian public universities (UNICAMP, UFRJ, UnB, UFBA, UERJ and UFRGS), engaged in their respective graduate programs. It will accept articles (in portuguese, spanish and english), translations, interviews and reviews, as well as texts for thematic dossiers, organized by researchers invited by the Editorial Board or by the Editors.

Créée par le Groupe de Recherche MODOS - Histoire de l'art: des manières de voir, d'exposer et de comprendre, la revue MODOS  publie des textes qui analysent la production artistique, critique et historiographique dédiée aux arts visuels dans ses diverses dimensions. Notre intérêt  porte en particulier sur les lieux d'exposition, la circulation, les collections et les récits établissant la façon dont nous percevons, interprétons et diffusons la production artistique et l'objet d'art. MODOS est liée à six programmes d'études doctorales en arts / arts visuels (UNICAMP, UFRJ, UNB, UFRGS, UERJ et UFBA). La revue accepte des articles (en portugais, espagnol et anglais), ainsi que des traductions, des entrevues et des comptes rendus sur des thèmes libres, ou des textes pour les dossiers thématiques organisés par des chercheurs invités par les éditeurs ou par le comité éditorial.

Creada por el Grupo de Pesquisa MODOS - Historia del Arte: modos de ver, exhibir y comprender, la revista MODOS publica textos que tienen como objetivo el discutir la producción artística, crítica e historiográfica dedicada a las artes visuales en sus varias dimensiones, dando énfasis a los lugares de exhibición, a la circulación, a las colecciones y a las narrativas que instituyen  como percibimos, interpretamos y divulgamos la producción  artística y el objeto de arte.MODOS está vinculada a seis Programas de post-graduación en Artes/Artes Visuales  (UNICAMP, UFRJ, UnB, UFRGS, UERJ y UFBA). La revista acepta artículos (en portugués, español e inglés), traducciones, entrevistas y reseñas de libre tema, bien como textos para dosieres temáticos, organizados por pesquisadores convidados por la Comisión Editorial  o por los Editores.


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ISSN: 2526-2963

Notícias

 

Chamada para dossiê – Call for Papers

 

Arte abstrata no Brasil: novas perspectivas

Nas últimas décadas, a experiência de abstração brasileira do segundo pós-guerra tem sido objeto de uma ampla atenção internacional. Sobretudo no que diz respeito à pesquisa no exterior, esta voltou-se para a originalidade e o papel de artistas ligados ao grupo neoconcretista do Rio de Janeiro nos anos 1950 e início da década de 1960, através de nomes como os de Lygia Clark e Hélio Oiticica. Entretanto, novos estudos estão ajudando a reconstruir uma realidade bem mais complexa, que envolve estudos em torno de outras vertentes e grupos que experimentaram com linguagens abstratas geométricas e não-geométricas em meados do século 20 no Brasil, incluindo práticas figurativas teorizadas em relação à abstração. Este dossiê pretende reunir artigos e ensaios que reavaliem as experiências com linguagens abstratas, em face de sua recepção pelos artistas, pela crítica de arte, pelos colecionadores e pelas instituições artísticas brasileiras e estrangeiras que contribuíram para sua ampliação. Para tanto, será importante considerar as especificidades do caso brasileiro, bem como suas relações com outros projetos modernistas do país entre os anos 1930 e 1960.

Prazo de submissão: 30 de setembro de 2020.

Organizadoras: Ana Magalhães (Universidade de São Paulo) e Adele Nelson (Universidade do Texas em Austin)

 

Abstract Art in Brazil: New Perspectives

Over the last several decades, the history of postwar Brazilian abstraction has been the object of wide international attention. Especially with regard to research abroad, it has centered on the originality and role of artists linked to the Neoconcrete group in Rio de Janeiro in the 1950s and beginning of the 1960s through figures like Lygia Clark and Hélio Oiticica. However, new studies are helping to reconstruct a far more complex reality, by focusing on other trends and groups that experimented with geometric and non-geometric abstract languages in the middle of the twentieth century in Brazil, including figurative practices theorized in relationship to abstraction. This dossier intends to bring together articles and essays that reassess the experiences with abstract languages, in view of their reception by artists, art critics, art collectors and art institutions, in Brazil and abroad, that contributed to their visibility. Therefore, it will be important to consider the specificities of the Brazilian case, as well as the relations of abstraction with other modernist projects in the country between the 1930s and 1960s.

Submission deadline: September 30, 2020.

Organizers: Ana Magalhães (University of São Paulo) and Adele Nelson (University of Texas at Austin).

 
Publicado: 2020-06-18
 

Chamada para dossiê – Call for Papers

 

Uma ocorrência recorrente: bienais e exposições periódicas de arte contemporânea

No atual momento de escalada dos casos de Covid-19 no país, ainda pairam dúvidas sobre a repetição ‘obstinada’, conforme anotou Vilém Flusser na ocasião da décima edição da Bienal de São Paulo. Perto de completar 70 anos de existência, em 2021, existe a possibilidade de que um novo hiato devolva a exposição aos anos ímpares, como quando de sua criação. Sem pretender aderir ao tom celebratório ou mesmo se restringir ao evento paulistano, este dossiê abordará as bienais, trienais, documentas e afins, procurando articular duas dimensões poucas vezes analisadas simultaneamente. Por um lado, as bienais são instituições de mais de um século de existência, com reconhecida importância desde o final do século XIX, tendo desempenhado papel fundamental tanto na formação de um circuito internacional para a arte moderna e contemporânea, como para a promoção do consumo cultural ligado ao turismo e aos grandes eventos. Por outro lado, a proliferação das bienais nas últimas três décadas, nos mais diversos países, fazem da ‘bienalização’ um fenômeno específico da arte contemporânea e um traço característico do ‘global turn’, correlativo às novas configurações da geopolítica das artes e de seus mercados transnacionais. As reflexões sobre esse contexto contemporâneo se fazem, porém, com frequência, sem articulação com a perspectiva de longa duração e a história institucional. Pensar esse movimento específico pós-1989 e, ao mesmo tempo, as origens e transformações de modelo Bienal ao longo do último século e meio, é a proposta deste dossiê. É necessário pensar efemeridades e permanências, heranças materiais e imateriais deixadas pelos sucessivos eventos, e propor uma reflexão crítica que se torna tanto mais urgente diante de um possível esgotamento desse modelo, cuja sobrevivência se vê ameaçada pela crise atual.

Prazo de submissão: 31 de janeiro de 2021.

Organizadores: Gabriel Ferreira Zacarias (Universidade Estadual de Campinas) Vinicius Pontos Spricigo (Universidade Federal de São Paulo).

 

A recurring occurrence: biennials and perennial exhibitions of contemporary art

As the spread of coronavirus cases continues to escalate in the country, the São Paulo Bienal faces uncertainty, and might cease to be an ‘obstinate’ repetition, as Vilém Flusser had termed at the occasion of its tenth edition. With the coming of the 70th anniversary of the São Paulo Bienal (2021), we invite contributions for a thematic publication on biennials and perennial exhibitions. Our objective is not that of celebrating the local event, but rather that of proposing a broader discussion on biennials, triennials, documentas and related exhibitions, aiming to analyse it in a twofold perspective. On the one hand, the biennials are institutions with more than one hundred years of existence, that since the late nineteenth century have played an important role in the formation of an international circuit for modern and contemporary art, equally promoting the rise of cultural consumption and tourism that accompany large scale events. On the other hand, the proliferation of biennials in the last three decades in several countries make the ‘biennalisation’ a specific phenomenon of contemporary art and a characteristic trace of the ‘global turn’, linked to new geopolitical configurations of the arts and its transnational markets. Nevertheless, the reflections about this contemporary realm seem often to disregard long term perspectives as well as institutional historical approaches. This issue aims to address both dimensions concomitantly: the specific movement post-1989 and, at the same time, the historical transformations of the biennial model through the past one and a half century. Hence, addressing ephemerality as well as permanence, taking into account the material and immaterial legacies left by such recurrent events. Finally, we would like to promote a critical reflection on the biennial model, in view of the current crisis that might threaten its very continuity. 

Submission deadline: January 31, 2021.

 
Publicado: 2020-06-18
 
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