Estratégias de apresentação de uma ação artística em espaço público

Resumo

Este artigo apresenta e discute a ação em espaço público/urbano Mini oásis, sob a perspectiva da condição expositiva, em três diferentes contextos espaciais. No primeiro, a ação, por si mesma, é produtora do espaço de exibição e desvela o lugar social, histórico e afetivo na cidade da qual emerge; o segundo contexto - espaço formal de exposição  - determina a abordagem de Mini oásis através de seus documentos de processo e registros da ação. O trânsito e o prolongamento da obra dão-se ainda em uma terceira oportunidade com a recriação do trabalho através da fotografia encenada, apresentada em um espaço institucional. Objetiva-se observar como se dá a transferência de significados em cada uma dessas passagens, e as inflexões que cada contexto determina nos sentidos da obra. As referências teóricas para discussão sobre espaço urbano, sociedade e natureza - que tematizam a obra - estão em Milton Santos (2008; 2009) e Armando Silva (2014). As reflexões sobre os modos de oferecimento do trabalho são articuladas aos estudos sobre os novos paradigmas da site-specificity em Miwon Kwon (2008). 

Biografia do Autor

Beatriz Basile da Silva Rauscher - Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia
Artista plástica. Doutora em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e graduada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (1984). Realizou Estágio de Doutorado na UFR Cinéma et Audiovisuel de lUniversité Paris III Sorbonne Nouvelle (2003). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia, atuando no Curso de Graduação em Artes Visuais e no Programa de Pós-graduação em Artes. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Artes/UFU (2010 -2012) e o Museu Universitário de Arte/UFU (2005-2008). Líder do Grupo de Pesquisa Poéticas da Imagem UFU/CNPq. Pesquisadora do Grupo Processos Híbridos na Arte Contemporânea da UFRGS. Membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) desde 2006. Editora responsável do periódico científico Revista ouvirouver desde 2014. Tem experiência na área de Artes Visuais, com ênfase nas Poéticas da Imagem, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia, imagem numérica, imagem impressa, paisagem, poéticas urbanas.
Publicado
2018-01-15
Seção
Montagem: a condição expositiva