“O Congado não é Escola de Samba”: a performance e o lúdico no afro-catolicismo mineiro

  • Suzel Ana Reily Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Resumo

O presente trabalho analisa a manifestação afro-católica do congado praticado na região Sul do estado de Minas Gerais, particularmente na cidade de Campanha. Busca-se discutir de que maneira a prática do congo se constitui tanto como uma fonte de diversão quanto como uma forma de devoção. A pesquisa revela que essa manifestação celebra um evento passado da abolição da escravidão ao mesmo tempo em que proclama a necessidade de continuar a luta pela liberdade negra no Brasil contemporâneo. Nesse sentido, a “ludicidade” de seu catolicismo se configura como uma cobertura que reduz a vigilância do congo. Com isso, a “mera brincadeira” pode se constituir como uma poderosa forma de mobilização dos congadeiros na luta por fazer valer as suas aspirações comuns.

Biografia do Autor

Suzel Ana Reily, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Professora Titular de Etnomusicologia do Departamento de Música do Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas. Completou o Doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo em 1990 e logo em seguida assumiu posição de ensino e pesquisa na Queen’s University Belfast, onde permaneceu até junho de 2015. Seu livro Voices of the Magi: enchanted journeys in southeast Brazil foi publicado pela University of Chicago Press em 2002. Organizou os volumes The Musical Human: Rethinking John Blacking´s Ethnomusicology in the 21st Century (Ashgate, 2006); 'Brass Bands of the World: Militarism, Colonial Legacies, and Local Music Making' (Ashgate 2013), em parceria com Katherine Brucher; e 'The Oxford Handbook of Music in World Christianities' (Oxford University Press, 2016) com Jonathan Dueck. Organizou ainda duas edições especiais de revistas internacionais – Brazilian Musics, Brazilian Identities (edição especial do British Journal of Ethnomusicology, 2001); The Sounds of Processions (edição temática de Yale Journal of Music and Religion, 2016) – além do dossiê temático Música e Memória (Música e Cultura, 2014). No momento, está organizando o volume Routledge Companion to the Study of Local Musicking (com K Brucher, Routledge, 2017).
Publicado
2017-12-21
Edição
Seção
Artigos