“So What” de Miles Davis: uma proposta para análise de improvisação idiomática

  • Paulo José de Siqueira Tiné Instituto de Artes-Universidade Estadual de Campinas

Resumo

O artigo discute uma proposta de análise para solos improvisados a partir do exemplo do trompetista e compositor Miles Dewey Davis Jr (1926-1991) em “So What”, tema que integra o antológico álbum Kind Of Blue (1958). A partir da revisão crítica dos conceitos de Russell (1959) e da discussão do modalismo no gênero do período intitulado por “cool jazz”, são aplicados processos de redução melódica no referido solo.

Biografia do Autor

Paulo José de Siqueira Tiné, Instituto de Artes-Universidade Estadual de Campinas
Professor Doutor do Departamento de Música do Instituto de Artes da UNICAMP desde 2012 é autor do livro "Harmonia: Fundamentos de Arranjo e Improvisação" lançado pela editora Rondó e apoio da FAPESP em 2011. Possui quatro CDs gravados como intéprete e autor sendo o último de 2012 pelo selo Cooperativa de Música intitulado "Novos Quartetos e Canções".
Publicado
2013-12-11
Edição
Seção
Artigos