Exaltar a tradição e ser contemporâneo: a conversão do estigma em emblema no batuku de Cabo Verde

  • Gláucia Aparecida Nogueira Universidade de Coimbra

Resumo

Jovens artistas da ilha de Santiago (Cabo Verde, África Ocidental) são representantes daquilo que se poderia chamar uma vanguarda musical cabo-verdiana. Inseridos em contextos de produção urbanos, ocidentais e contemporâneos, reelaboram do batuku, um género musical rural, a partir da transposição do seu ritmo para instrumentos e padrões próprios da produção musical urbana contemporânea. Ao mesmo tempo, voltam-se para temáticas em que o imaginário rural-tradicional predomina. As suas composições exaltam as características e vivências do badiu, em particular o badiu di fora, habitante do interior da ilha, outrora estigmatizado e mesmo hoje vítima de algum preconceito pelos da capital. Como uma paradoxal vanguarda que olhe para trás, a contemporaneidade musical em Cabo Verde caracteriza-se por se equilibrar entre o rural e o urbano, de alguma forma mesclando-os, sem que nisso haja contradição. Através das trajetórias de alguns desses artistas e suas letras, mostra-se essa atitude, deixando em aberto pistas para reflexão sobre as suas motivações.

Biografia do Autor

Gláucia Aparecida Nogueira, Universidade de Coimbra
Doutoranda em Patrimónios de Influência Portuguesa, vertente Estudos Culturais; mestre em Património e Desenvolvimento; graduada em Antropologia e Comunicação Social. Pesquisa em etnomusicologia.

Referências

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: Difel, 1989. Tradução de Fernando Tomaz.

CABO VERDE/Instituto Nacional de Estatísticas. Censo 2010. Disponível em: www.ine.cv. Acesso em 18 Nov. 2015.

CARNEIRO, Maria José. Ruralidade: novas identidades em construção”, Estudos Sociedade e Agricultura, outubro 2014 vol. 22, número 2.Disponível em: http://r1.ufrrj.br/esa/V2/ojs/index.php/esa/article/view/135. Acesso em 08 Nov. 2015.

CIDRA, Rui. Música, poder e diáspora. Uma etnografia e história entre Santiago, Cabo Verde, e Portugal. Tese (Doutoramento em Antropologia das Migrações, Etnicidade e Transnacionalismo). Universidade Nova de Lisboa, 2011.

DELGADO, Manuel. Apontamento – Batuco. De Rabidantibus, 2009.

DUARTE, Dulce Almada. Torno finkado, cabeta rapicadu e batuku. Mujer, julho de 1982.

FABIANI, Jean-Louis. A Córsega ou as servidões da autenticidade, Sociologias, número 9, Porto Alegre, Jan./Jun. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222003000100013. Acesso em 16 Nov. 2015. Tradução de Sonia Taborda.

FEATHERSTONE, Mike. O desmanche da cultura. São Paulo: Studio Nobel, 1997.

FURTADO, Cláudio. A transformação das estruturas agrárias numa sociedade em mudança: Santiago, Cabo Verde. Praia: Instituto Caboverdiano do Livro e do Disco, 1993.

GARCÍA CANCLINI, Nestor. Culturas Híbridas. 2ª edição. São Paulo: Edusp, 2008. Tradução de Heloísa P. Cintrão/Ana Regina Lessa.

HALL, Stuart. A identidade cultural da pós-modernidade. 10ª ed. Rio de Janeiro: DP&A 2005 [1992]. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva/Guacira Lopes Louro.

HUBBARD, Edward Akintola. Creolization and Contemporary Pop Iconicity in Cape Verde. Tese (Doutoramento em Antropologia). Harvard University, Cambridge, Massachusetts, 2011.

HURLEY-GLOWA, Susan, Batuko and Funana: Musical Traditions of Santiago, Republic of Cape Verde. Tese (Doutoramento em Música). Brown University, 1997.

KATCHÁS (Carlos Alberto). Funaná, a maior conquista. Tribuna, dezembro de 1986, p. 13.

LOBO, Andréa. Do feio ao belo. Aridez, seca, “patrimônio natural” e identidade em Cabo Verde. In: Sansone, Livio (org.) Memórias da África: patrimônios, museus e políticas das identidades. Salvador: ABA/EDUFBA, 2012, 67-90.

NOGUEIRA, Gláucia. Batuku de Cabo Verde. Percurso histórico-musical. Praia: Pedro Cardoso Livraria, 2015.

______. Cabo Verde & a Música. Dicionário de Personagens. Lisboa: Campo da Comunicação, 2016.

ONDJAKI. As Raízes do Arco-íris (Ou: O camaleão que gostava de frequentar desertos). In: PADILHA, Laura Cavalcante; RIBEIRO, Margarida Calafate (orgs.). Lendo Angola. Lisboa: Edições Afrontamento, 2008, p. 51-52.

PRINCEZITO. Antigu Pensamentu, Praia: Editorial Sotavento, 2015.

RIBEIRO, Jorge Manuel Castro. Inquietação, memória e afirmação no batuque: música e dança cabo-verdiana em Portugal. Tese (Doutoramento em Música). Universidade de Aveiro, 2012. Disponível em: https://ria.ua.pt/bitstream/10773/7559/1/246480.pdf. Acesso em 24.04.2019.

SEMEDO, Carla. ‘Mara sulada e dã ku torno’: performance, gênero e corporeidades no Grupo de Batukadeiras de São Martinho Grande (Ilha de Santiago, Cabo Verde). 2009. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/16227. Acesso em 24.04.2019.

SEMEDO, José Maria; TURANO, Maria R. Cabo Verde. O ciclo ritual das festividades da tabanca. Praia: Spleen Edições, 1997.

SILVA, Tomé Varela da. Ña Bibiña Kabral – Bida y Obra, col. Tradições Orais de Cabo Verde, Praia: ICL, 1988a.

______. Finasons di Ña Nasia Gomi, col. Tradições Orais de Cabo Verde, Praia: ICL, 1988b.

______. Ña Gida Mendi – Simenti di Onti na con di mañan, col. Tradições Orais de Cabo Verde, Praia: ICL, 1990.

SILVA, António Leão Correia e. Histórias de um Sahel Insular. Praia: Spleen Edições, 1995.

TOLENTINO, Corsino. Rurbanos. A Semana, Praia, nº 25, p. 2, 31.01.1992.

DOCUMENTOS SONOROS

ALMEIDA, Élida. Ora doci ora margos. Lusafrica, 2014. CD.

______. Kebrada. Lusafrica, 2917. CD.

ANDRADE, Mayra. Navega, Sony BMG, Paris, 2006. CD.

______. Stória stória, Sony Music, Paris, 2009. CD.

______. Studio 105, Sony Music, Paris, 2010. CD.

______. Manga, Sony Music, Paris, 2019. CD.

PANTERA, Orlando. Sem título, não editado, sem data. CD.

TCHEKA. Argui! Harmonia, 2003. CD.

______. Nu monda. Harmonia, 2005. CD+DVD.

______. Lonji, Harmonia, 2007. CD.

VADÚ. Nha Raiz. Praia Records, 2004. CD.

______. Dixi Rubera. AV Produções, 2007. CD.

VVAA. Cap Vers l´Enfant II. Roger Brattin, 2001. CD.

______. Ayan! CD, Praia, Praia Records, 2002. CD.

______. Praia-Dakar Conexões, Harmonia, 2005. CD.

ENTREVISTAS

Élida Almeida, Praia, Cabo Verde, maio 2015.

Mayra Andrade, Praia, Cabo Verde, julho 2006.

Princezito, Praia, Cabo Verde, abril, 2010.

Publicado
2019-08-29