A construção interpretativa na canção popular: "Tiro de Misericórdia" na voz de Titane

  • Fabiana Cozza dos Santos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP https://orcid.org/0000-0001-8072-7768
  • Ruth Ramalho Ruivo Palladino Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Resumo

Ao refletirmos sobre a figura do intérprete na canção popular é natural elegermos algumas personalidades em detrimento a outras. Uma justificativa simplória, imediata, estaria calcada na questão da emoção. A interpretação de um cantor emociona mais porque é “verdadeira”, sugere “domínio da cena”, faz parecer que o cantor “vive” a canção, “sente” a música garantindo um lugar diferenciado aos intérpretes. Este artigo teve por objetivo discutir o processo de interpretação em “Tiro de Misericórdia” (João Bosco e Aldir Blanc) na leitura da cantora Titane. Como um estudo exploratório, descritivo, foi feita uma entrevista com a artista, buscando identificar e descrever seu processo criativo por meio da reelaboração da canção, construção da dramaticidade textual, corporal e vocal, do pensamento e do discurso assumido por ela. Observou-se que a escolha da canção é fator imperativo, já que o intérprete se apodera da obra moldando-a ao próprio corpo, numa habilidade que envolve o som e suas propriedades, sem prescindir de sua imaginação e inventividade contornados pela vivência e sua bagagem sociocultural. 

Biografia do Autor

Fabiana Cozza dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela PUC-SP em 2012; Estudou música na Universidade Livre de Música Tom Jobim - 1994-1996; Atualmente é aluna mestranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia na PUC-SP; Tem 20 anos de carreira como cantora tendo lançado 5 discos e 2 DVDs.

Ruth Ramalho Ruivo Palladino, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP
Ruth Palladino é fonoaudióloga, mestre em Lingüística Aplicada aos Estudos da Linguagem e doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professora-doutora do Departamento de Clínica Fonoaudiológica e Fisioterápica da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde (Fachs) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, do curso de graduação em Fonoaudiologia e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia. Vice-coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia - Membro da Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU - da PUC/SP.

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Publicado
2019-08-29