As três fases do maxixe música

Resumo

"As três fases do maxixe música" é uma proposta de periodização e organização das informações relativas exclusivamente aos aspectos estilístico-musicais do maxixe. Embora tenha sido tema de muitos trabalhos dentro e fora do ambiente acadêmico, os trabalhos abordaram quase sempre aspectos da dança sensual e do choque que esta causou aos padrões moralistas do século XIX e início do XX. As três fases propostas correspondem respectivamente a: experiências de sincopação da polca, o maxixe funcional e o maxixe levada, que constituem três situações distintas. Na primeira, um repertório variado de experimentações, na segunda uma fórmula cristalizada pelo sucesso em espetáculos teatrais de variedades e na terceira, um sotaque, um acento que marcou a obra de Pixinguinha e de sua geração. Foram levados em conta os objetivos dos compositores em diferentes fases e uma atenção especial foi dada aos padrões rítmicos dos acompanhamentos, com dados extraídos de gravações realizadas nas três primeiras décadas do século XX.

Biografia do Autor

Henrique Leal Cazes, Escola de Música da UFRJ
Músico profissional desde 1976 atuando como executante de cavaquinho e outros instrumentos de cordas. Autor dos livros "Escola Moderna do Cavaquinho" e "Choro do Quintal ao Municipal". Desde 2013 trabalha na implantação do pioneiro bacharelado em cavaquinho da Escola de Música da UFRJ.

Referências

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ACERVOS DIGITAIS CONSULTADOS

www.institutopianobrasileiro.com.br

www.ernestonazareth150anos.com.br

www.chiquinhagonzaga.com.br

www.marcellotupynamba.com

www.henriquealvesdemesquita.com.br

www.acervoims.com.br

Publicado
2019-08-29