As novas tecnologias da comunicação e as instituições de arte contemporânea: o Videobrasil como estudo de caso

Resumo

Este artigo apresenta de forma breve a relação das novas tecnologias da comunicação com os museus, e mais recentemente, com as novas instituições de arte contemporânea. Passando por um breve histórico de grandes modelos museais que romperam paradigmas, criando novas categorias no universo da arte, intentamos apontar a forma como as novas tecnologias incidiram nessas mudanças de práticas, que mudaram muito ao passar dos séculos. Procuraremos entender em que se firma a noção de um centro cultural e em que contexto foi criado, para após trabalharmos a “Associação Cultural Videobrasil”, centro cultural brasileiro eleito para análise. Através dessa instituição apresentaremos algumas possibilidades em pensar uma instituição nos moldes contemporâneo, apresentando seus principais prismas.

Biografia do Autor

Thamara Venâncio de Almeida - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora
Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens do Instituto de Artes e Design (UFJF, 2017), sob orientação da Profª. Drª. Maria Lucia Ramos Bueno e coorientação da Profª. Drª. Patricia Ferreira Moreno, pela linha de pesquisa Arte e Moda: História e Cultura. Graduou-se pela mesma instituição em Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design (UFJF, 2014). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História da Arte moderna e contemporânea. Atualmente desenvolve pesquisa sobre a Associação Cultural Videobrasil e as exposições realizadas por ela. Trabalhou como Produtora Cultural na Pró-Reitoria de Cultura da UFJF, atuando principalmente na organização do tradicional Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga e atualmente trabalha para a mesma instituição no cargo de Curadora.
Henrique Grimaldi Figueredo - Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal de Juiz de Fora
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo CES/JF - PUC MINAS, possui formação livre pela Central Saint Martins(London College of Arts), em Londres no Reino Unido. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens da Universidade Federal de Juiz de Fora, na linha de investigação Arte, Moda: História e Cultura. Foi bolsista FAPEMIG realizando estágio docência na Universidade Federal de Juiz de Fora onde ministrou a disciplina Arte e História IV. Desenvolve trabalhos expográficos e curatoriais para instituições públicas e privadas, com projetos concluídos em Juiz de Fora, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília; além de Buenos Aires, Roma e Atenas. Áreas de interesse: Sociologia da Cultura com foco em Arte e Moda.
Publicado
2019-05-20
Seção
Artigos - Colaborações