As novas tecnologias da comunicação e as instituições de arte contemporânea: o Videobrasil como estudo de caso
Resumo
Este artigo apresenta de forma breve a relação das novas tecnologias da comunicação com os museus, e mais recentemente, com as novas instituições de arte contemporânea. Passando por um breve histórico de grandes modelos museais que romperam paradigmas, criando novas categorias no universo da arte, intentamos apontar a forma como as novas tecnologias incidiram nessas mudanças de práticas, que mudaram muito ao passar dos séculos. Procuraremos entender em que se firma a noção de um centro cultural e em que contexto foi criado, para após trabalharmos a “Associação Cultural Videobrasil”, centro cultural brasileiro eleito para análise. Através dessa instituição apresentaremos algumas possibilidades em pensar uma instituição nos moldes contemporâneo, apresentando seus principais prismas.
Publicado
2019-05-20
Edição
Seção
Artigos - Colaborações
Copyright (c) 2019 MODOS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao enviar o artigo para submissão, o autor automaticamente cede os direitos de publicação à Revista MODOS. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos autores.
Declaration of copyrights: When sending an article for submission, the author automatically concedes the publishing rights to MODOS Journal. The content of the articles is responsibility of the authors.