Modelos de Modernidade

  • Camila Dazzi - Centro Federal de Educação Tecnológica, RJ

Resumo

No século XIX o artista precisava se diferenciar para se destacar. Mas a imagem pessoal que construíam para si, por mais inovadora que fosse, era o resultado de um processo que tinha como referencial artistas já bem sucedidos. Nosso propósito com esse artigo é analisar alguns dos possíveis modelos de modernidade que os artistas brasileiros possuíram no século XIX, e o modo como, pautados nesses modelos, construíram as suas imagens públicas de artistas modernos. Para realizarmos essa análise, lançamos mão da fortuna crítica sobre o tema, de escritos redigidos no século XIX e de (auto)retratos dos artistas contemplados no artigo. Foi possível verificarmos que os artistas, instintivamente, ou conscientemente, entendiam a necessidade de projetar publicamente uma imagem pessoal convincente, para se diferenciarem e garantirem a atenção pública necessária para adquirir uma vantagem competitiva. A (auto)construção da imagem pública do artista era estruturada em função das circunstâncias, do país onde se encontrava, dos modelos e representações em voga, da opinião dos críticos e do mercado de arte.

Publicado
2019-05-19
Seção
Dossiê - O artista em representação: imagens de artistas através da História da Arte