Faxinal das Artes: a constituição de um acervo museológico a partir de uma residência artística
Resumo
Este artigo trata sobre as residências artísticas no Brasil e, mais especificamente, a residência de Faxinal das Artes, que ocorreu em 2002, no município de Pinhão, no interior do Paraná, por iniciativa do governo do estado. O programa, que durou catorze dias, contou com a participação de 98 artistas de 16 estados brasileiros e teve a curadoria de Agnaldo Farias e Fernando Bini. Uma das intenções dos organizadores era a constituição de um acervo de arte contemporânea para o estado. Após um período de indefinição, as 104 obras entregues pelos artistas foram finalmente incorporadas ao acervo do Museu de Arte Contemporânea (MACPR), onde permanecem desde então. O objetivo desse texto é o de buscar compreender as motivações, as escolhas e os resultados desse programa, considerado pelos seus organizadores como a primeira grande residência do país. Foram realizadas entrevistas, levantamentos bibliográficos e documentais, visitas técnicas ao MAC e análise do referencial teórico sobre o assunto durante minha pesquisa de doutorado. Como conclusões observou-se que a residência atingiu os objetivos propostos por seus organizadores; contudo, os poucos desdobramentos posteriores com o acervo e de pesquisas do próprio museu sobre o evento minimizaram o potencial de seus resultados e gerou dificuldades na musealização das obras.
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