Rua, que a nossa voz seja ouvida: uma contribuição fonoaudiológica sobre a voz no Rap nacional

  • Ana Terra Santos Pompeu Faculdade Santa Marcelina
  • Suamit Marques Barreiro Faculdade Santa Marcelina

Resumo

O presente artigo tem como propósito aferir a importância do trabalho vocal como treinamento para a voz profissional do MC no Brasil. Busca-se compreender e ampliar a utilização de expedientes técnicos para atender às demandas de um estilo em ampla produção. O entendimento das origens da cultura Hip Hop e do surgimento do Rap são fundamentais para o desenvolvimento da análise, da observação e do treinamento técnico junto a este profissional, bem como a compreensão de sua história, seu amadurecimento e suas necessidades vocais atuais. A partir desse panorama, espera-se contribuir para que o MC seja indubitavelmente reconhecido como um profissional da voz artística, ampliando seu acesso ao trabalho vocal, o que poderá garantir saúde à voz e seu melhor desempenho.

Biografia do Autor

Ana Terra Santos Pompeu, Faculdade Santa Marcelina
Graduada em Fonoaudiologia pela PUC Campinas, Mestre em Voz Profissional pela PUC São Paulo e Pós-graduanda em Canção Popular: Criação, Produção Musical e Performance pela Faculdade Santa Marcelina.  É fundadora do espaço Cor e Voz onde desenvolve um trabalho direcionado ao treinamento vocal de MCs de Rap, além de trabalhar com outros profissionais da voz artística.
Suamit Marques Barreiro, Faculdade Santa Marcelina
Graduado em Letras (Português e Inglês) pela UNESP e especialista em Espanhol pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Especialista em Canção Popular pela Faculdade Santa Marcelina. 
Publicado
2017-12-21
Edição
Seção
Dossiê