A canção como protagonista das mídias: música italiana e romantismo no Brasil dos anos de chumbo
Resumo
Resenha do livro:VALENTE, Heloísa de Araújo Duarte (org.). A canção romântica no Brasil nos “anos de chumbo”: paisagens sonoras e imaginários na cultura midiática. São Paulo: Letra e Voz, 2018.
Referências
FERRARA, L. D. Leitura sem palavras. São Paulo: Ática, 2000.
JOSÉ, Carmen Lucia. Do brega ao emergente. São Paulo: Nobel, 2002.
MACHADO, Arlindo. A ilusão especular: introdução à fotografia. São Paulo: Brasiliense, 1984.
NAPOLITANO, Marcos. Seguindo a canção. Engajamento político e indústria cultural na MPB (1959-1969). São Paulo: Annablume, Fapesp, 2001.
_____________. História & Música – história cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
SANTAELLA, Lúcia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal. São Paulo: Iluminuras, 2009.
SCHAFER, R.M. O ouvido pensante. São Paulo: Editora Unesp, 1991.
_________. Afinação do mundo. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
SCHWARCZ, Lilia M.; STARLING, Heloisa M. “No fio da navalha: ditadura, oposição e resistência”. In: Brasil: uma biografia. São Paulo: Cia das Letras, 2015, p. 437-466.
TATIT, Luiz. O século da canção. Cotia: Ateliê Editorial, 2004.
VALENTE, Heloísa de A. D. As vozes da canção da mídia. São Paulo: Via Lettera, Fapesp, 2003.
_________. (org.). A canção romântica no Brasil nos “anos de chumbo”: paisagens sonoras e imaginários na cultura midiática. São Paulo: Letra e Voz, 2018.
ZUMTHOR, P. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Cosac e Naify, 2014.