Nós não sabíamos: um percurso sobre fotografias, arquivo e violência na arte
Resumo
O governo ditatorial brasileiro e seus órgãos subordinados de controle, enquanto autoridade gestora, produziu ao longo do século XX um acervo significativo de documentos diversos que comprovam e ilustram as atrocidades perpetradas contra os inimigos do regime ou de seus interesses. Neste pequeno compilado de registros das barbáries que permearam as últimas décadas, este ensaio constrói através da fotografia, do arquivo e da arte contemporânea, um trajeto referencial imagético que evidencia, pelo viés do testemunho documental e poético da história, os rastros de violência e dominação característicos dos mecanismos de poder. A memória e o esquecimento erigem dialeticamente um horizonte ideológico, do qual apenas o que é selecionado pelas esferas gestoras da política e da informação permanecerá e será lembrado. Ao mesmo tempo em que silenciará o acervo que se refere à margem, que se manterá subterrâneo, selando sua condição subalterna.
Copyright (c) 2020 MODOS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao enviar o artigo para submissão, o autor automaticamente cede os direitos de publicação à Revista MODOS. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos autores.
Declaration of copyrights: When sending an article for submission, the author automatically concedes the publishing rights to MODOS Journal. The content of the articles is responsibility of the authors.