MODOS

Criada pelo Grupo de Pesquisa MODOS - História da Arte: modos de ver, exibir e compreender, a revista MODOS objetiva publicar textos que visam discutir a produção artística, crítica e historiográfica dedicada às artes visuais em suas várias dimensões, dando ênfase aos lugares de exibição, à circulação, às coleções e às narrativas que instituem como percebemos, interpretamos e divulgamos a produção artística e o objeto de arte. MODOS está vinculada a seis Programas de pós-graduação em Artes/Artes Visuais (UNICAMP, UFRJ, UnB, UFRGS, UFBA e UERJ). A revista aceita artigos (em português, espanhol e inglês), traduções, entrevistas e resenhas de livre tema, bem como textos para dossiês temáticos, organizados por pesquisadores convidados pela Comissão Editorial ou pelos Editores.

Created by Research Group MODOS – Art History: modes of seeing, exhibiting and understanding, MODOS Art Journal aims to publish texts that discuss artistic, critical and historiographical work focused on the visual arts in its various dimensions, highlighting the exhibition venues, circulation, collections and narratives that establish how we view, interpret and promote art and the art object. MODOS Art Journal brings together researchers from six Brazilian public universities (UNICAMP, UFRJ, UnB, UFBA, UERJ and UFRGS), engaged in their respective graduate programs. It will accept articles (in portuguese, spanish and english), translations, interviews and reviews, as well as texts for thematic dossiers, organized by researchers invited by the Editorial Board or by the Editors.

Créée par le Groupe de Recherche MODOS - Histoire de l'art: des manières de voir, d'exposer et de comprendre, la revue MODOS  publie des textes qui analysent la production artistique, critique et historiographique dédiée aux arts visuels dans ses diverses dimensions. Notre intérêt  porte en particulier sur les lieux d'exposition, la circulation, les collections et les récits établissant la façon dont nous percevons, interprétons et diffusons la production artistique et l'objet d'art. MODOS est liée à six programmes d'études doctorales en arts / arts visuels (UNICAMP, UFRJ, UNB, UFRGS, UERJ et UFBA). La revue accepte des articles (en portugais, espagnol et anglais), ainsi que des traductions, des entrevues et des comptes rendus sur des thèmes libres, ou des textes pour les dossiers thématiques organisés par des chercheurs invités par les éditeurs ou par le comité éditorial.

Creada por el Grupo de Pesquisa MODOS - Historia del Arte: modos de ver, exhibir y comprender, la revista MODOS publica textos que tienen como objetivo el discutir la producción artística, crítica e historiográfica dedicada a las artes visuales en sus varias dimensiones, dando énfasis a los lugares de exhibición, a la circulación, a las colecciones y a las narrativas que instituyen  como percibimos, interpretamos y divulgamos la producción  artística y el objeto de arte.MODOS está vinculada a seis Programas de post-graduación en Artes/Artes Visuales  (UNICAMP, UFRJ, UnB, UFRGS, UERJ y UFBA). La revista acepta artículos (en portugués, español e inglés), traducciones, entrevistas y reseñas de libre tema, bien como textos para dosieres temáticos, organizados por pesquisadores convidados por la Comisión Editorial  o por los Editores.


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ISSN: 2526-2963

Notícias

 

Chamada para dossiê - Call for Papers

 

Canibalismos Disciplinares. Entre a História da Arte e a Antropologia: museus, coleções e representações.

Na esteira do livro “Canibalismes disciplinaires" de Thierry Dufrêne e Anne-Christine Taylor e inspirados pelo “Simpósio História da Arte e Antropologia”, organizado pelo Museu do Quai Branly (Paris), em 2006, além dos trinta anos da discutida exposição “Magiciens de la Terre” (Centro Georges Pompidou), de 1989,em suas repercussões para os museus e exposições de arte na França bem como em países não europeus, o presente dossiê busca  acolher investigações de pesquisadores da história da arte, das ciências sociais e da museologia preocupados com as relações, as conexões, os conflitos e as contradições operadas pelas narrativas e  representações contemporâneas produzidas na intercessão entre a antropologia e a arte; privilegiando objetos, processos, eventos e instituições que navegam entre as duas áreas, num processo de canibalismos mútuos entre essas duas práticas disciplinares. Nestas intersecções, a museologia é a terceira chave deste relacionamento pois opera com as transformações dos objetos, investindo-os em processos singulares e próprios do campo, abarcados pela noção de musealização, um ato simbólico e criativo que produz sentidos e cria valores. Sendo assim, questões como contexto, origem, autenticidade, (re) socialização, artificação, colonialismo, descolonização, hibridismos,entre tantos outros, estimulam o debate e as aproximações em projetos narrativos, colecionadores, curatoriais etc.

 

Prazo de submissão: 31 de maio de 2019.

 

Disciplinary Canibalisms. Between Art History and Anthropology: Museums, Collections and Representations.

Based on the book "Canibalismes disciplinaires", by Thierry Dufrêne e Anne-Christine Taylor, and inspired by the "Art History and Anthropolohy Symposium" organized by the Quai Branly Museum at Paris in 2006, as well as the thirtieth anniversary of the much-discussed 1989 exposition "Magiciens de La Terre" (Centre Georges Pompidou) and its repercussions to museums and art expositions in both France and non-European countries, this dossier seeks to compile investigations made by researchers who are concerned with relations, connections, conflicts and contradictions operated by such contemporaneous narratives and representations produced at an intersection between Anthropology and Art; favoring objects, processes, events and institutions that drift between these fields in a process of mutual cannibalism. In these intersections, museology is the third key in this relationship because it operates with the objects' transformations, investing them with processes unique to their fields, covered by the notion of musealization, a symbolic and creative act that produces senses and creates values. Thus, issues such as context, origin, authenticity, (re-) socialization, artificiation, colonialism, decolonization, hybridity and numerous others stimulate debate and approximation in museological projects, collectors, curatorials, et cetera.

 

Submission deadline: May 31, 2019.

 

Organizadores: Bruno Brulon (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) e Emerson Dionisio G. Oliveira (Universidade de Brasília). 

 
Publicado: 2019-03-24
 

Chamada para dossiê - Call for Papers

 

Intersecções do exílio: redes artísticas transnacionais, associações e colaborações

No campo das artes, processos de migração, voluntários ou forçados, desempenham papel crucial na criação e difusão de ideias, conceitos e novas formas de expressão artística, rompendo barreiras entre "centro" e "periferia", estilhaçando cânones e modelos. A circulação e mobilidade de artistas e agentes culturais nas mais diferentes regiões do globo promoveu a constituição de redes criativas e de coletivos artísticos que cruzaram, por isso, diferentes experiências de desenraizamento cultural, experimentalismo bicultural, projetos artísticos individuais e programas de solidariedade política e social. A associação entre artistas e galeristas, curadores e colecionadores (muitas vezes também eles em migração) nos países de destino deu visibilidade e estruturou essas colaborações criativas, tornando o seu papel relevante em contextos distintos, os de partida e de chegada, articulando deste modo múltiplas realidades e práticas artístico-culturais. Este dossiê pretende sublinhar o impacto de projetos colaborativos transculturais na (re)definição de contextos artísticos locais, no agenciamento político e social e no diálogo intercultural, dando particular atenção a grupos formais ou informais que desafiaram narrativas historiográficas, sobretudo as produzidas no universo europeu e norte-americano, diversificaram formas de intervenção e exposição e definiram novas geografias de intercâmbio.  Convidamos os pesquisadores interessados sobre o tema a discutir, de modo amplo e a partir de múltiplas perspectivas, como o deslocamento e a circulação de artistas, críticos de arte, colecionadores, marchands e outros agentes culturais fomentaram transferências culturais, tensionaram sistemas e convenções e ampliaram circuitos artísticos. 

 

Prazo de submissão: 30 de setembro de 2019.

 

Intersections of exile: transnational artistic networks, associations and collaborations

In the field of arts, migration processes, whether voluntary or enforced, play a crucial role in the creation and diffusion of ideas, concepts and new forms of artistic expression, breaking down barriers between “centre” and “periphery”, splintering canons and models. The circulation and mobility of cultural agents and artists in the most diverse regions of the world has promoted the formation of creative networks and artistic collectives that, for this reason, have crossed different experiences of cultural uprooting, bicultural experimentalism, individual art projects and political and social solidarity programs. The association between artists and galleries, curators and collectors (who are often in migration themselves) in the destination countries gave exposure to and structured these creative collaborations, making their role significant in distinct contexts, those of departure and of arrival, thus connecting with multiple realities and cultural-artistic practices. 

This dossier intends to underline the impact of transcultural collaborative projects in the (re)definition of local artistic contexts, on political and social agency and on intercultural dialogue, paying particular attention to formal or informal groups that have challenged historiographical narratives, especially those produced in Europe and North America, diversified forms of intervention and exhibition and defined new geographies of exchange. We invite researchers interested in the theme to join a broad discussion, drawing on multiple perspectives, about how the displacement and circulation of artists, art critics, collectors, marchands and other cultural agents has promoted cultural transfers, challenged systems and conventions and expanded artistic circuits. 

 

Submission deadline: September 30, 2019.

 

Organização: Leonor de Oliveira (Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa); Maria de Fátima Morethy Couto (Universidade Estadual de Campinas).

 
Publicado: 2019-03-24
 
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